domingo, 9 de março de 2008

Propriedades Coligativas

Propriedades coligativas
Perseu Lúcio Alexander Helene de Paula*Especial para o UOL
Um dos assuntos bastante abordados nos exames vestibulares do país são as propriedades coligativas. Sua aplicação está em um dos principais laboratórios de química que você conhece _a cozinha.
Recordando alguns conceitos importantes:
Propriedades Coligativas estão intimamente relacionadas com o número de partículas dispersas em uma solução. Quando se adiciona sal de cozinha, cloreto de sódio e água fervente, nota-se que a fervura imediatamente estanca. Por quê?
Como as moléculas de água são polares e com as diferenças de eletronegatividade entre os átomos dos elementos oxigênio e hidrogênio estabelecem-se as pontes de hidrogênio.
Quando adiciona-se o sal, ele sofre dissociação iônica.
Logo os cátions sódio e ânions cloreto são atraídos pelos átomos dos elementos oxigênio e hidrogênio, respectivamente.
Com isso ocorre o aumento do número de forças intermoleculares. Em função desse aumento será preciso mais energia para romper estas forças.
Institui-se então que as propriedades coligativas levam em conta todos os tipos de ligações, como por exemplo: iônica, covalente, covalente dativa, covalente polar, apolar, dipolo permanente, dipolo induzido e pontes de hidrogênio.
A partir das interações soluto-solvente (forças intermoleculares) haverá influência no comportamento da solução frente ao aquecimento, congelamento e quantidade de vapor do solvente produzido.
Veja o exemplo:(ITA) Em relação à água pura, é de se esperar que uma solução de10g de sacarose em 150 g de água tenha respectivamente:
ponto de ebulição
ponto de solidificação
pressão de vapor
a
menor
maior
menor
b
menor
menor
menor
c
maior
menor
menor
d
maior
menor
maior
e
nenhuma das respostas acima


Resposta correta: C
Explicação:
Por que o ponto de ebulição ficou maior?Na medida em que se adiciona um soluto a um solvente (açúcar em água) aumentam-se as forças intermoleculares, logo será preciso mais energia para o solvente entrar em ebulição.
Por que o ponto de solidificação ficou menor?Como houve o aumento de forças intermoleculares será preciso abaixar a temperatura para que as moléculas se agreguem no estado sólido.
Por que a pressão de vapor ficou menor?Como o ponto de ebulição aumentou, a quantidade de vapor do solvente produzido será menor, logo exercerá menor pressão sobre o líquido.
*Perseu Lúcio Alexander Helene de Paula é professor de química desde 1985.